terça-feira, 15 de dezembro de 2009








Hoje me lembrei de um filme que assistimos (eu e a Fer) alguns meses atrás e resolvi usar este post para homenageá-lo. A película nada convencional (nem no estilo, na forma, tampouco na aparição entre os blockbusters) casou exatamente com o estilo de filme que eu gosto: intenso!

Feios, Sujos e Malvados é uma obra-prima do cinema italiano da década de 70, do cineasta Ettore Scola, premiado em Cannes, e que tem como principal motivo de ser visto a atuação impagável de Nino Manfredi, no papel do patriarca Giacinto.

Quem assistiu O Poderoso Chefão e Scarface vai notar muita semelhança entre Giacinto e os personagens interpretados por Al Pacino (até há uma certa semelhança física entre eles...), apesar da diferença no estilo entre os filmes.

A história, uma comédia social (ou seria uma tragicomédia?), é ambientada numa favela romana nos anos 70 e conta a saga de Giacinto, sua mulher e 10 filhos, mais os agregados, vivendo num barraco imundo, escuro e fétido. Todos (sem exceção) querem, à todo custo, roubar o dinheiro que o pai recebeu do seguro, por ter perdido o olho num acidente de trabalho.

O personagem principal nos causa vertigem, riso, ódio, compaixão, mas, acima de tudo, nos proporciona uma excelente jornada através da miséria humana, com sagacidade e acidez. É uma daquelas personagens que amamos ou odiamos, mas nunca podemos dizer que foi "mais ou menos".

Eu recomendo!


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário