sexta-feira, 23 de abril de 2010







O personagem mais cool da história do cinema...

Que a franquia Star Wars é a mais bem sucedida no mundo do cinema, todo mundo sabe. Que os fãs de Obi Wan Kenobi, Luke Skywalker, Hans Solo, R2-D2, C3PO, Princesa Léia e Darth Vader são completamente pirados, também!

Mas, o que pouca gente sabe é que, além dos já manjados bonequinhos, camisetas, chaveiros e toda sorte de badulaques, surgem, a cada dia, verdadeiras pérolas da internet baseadas nos personagens da saga. Uma delas, muito legal, já postei por aqui (Grocery Star Wars).

Porém, a diversão começa mesmo quando descobrimos todo tipo de tosqueira envolvendo Darth Vader, que, de vilão-mor da séria, foi transformado pelos fãs (e até pelos não-fãs) num verdadeiro ídolo cool. Veja alguns exemplos:


Darth Vader jogando golf


Chewbaca, Princesa Amidala, Princesa Léia e o Lorde das Trevas...Rarara


This is Thriller...


U Can't Touch This - MC Vader


Play it again, Vader!





A Onda (Die Welle) - Alemanha (2008)

Faz uns quatro meses que eu tento alugar o filme "Entre os Muros da Escola", filme francês inspirado no livro homônimo, do professor François Bégaudeau (que interpreta a si mesmo na película). Como só há uma cópia do filme na locadora onde costumo alugar (se você procura uma droga blockbuster tipo "Velozes e Furiosos" ou "Transformers", vai achar uma prateleira cheia deles), cada vez que vou até lá fico com a sensação de que sou um fracassado - mero drama, confesso, pois fui umas 5,6 vezes procurar o filme, sempre nos finais de semana...


Numa destas minhas andanças, chegou até minhas mãos - justiça seja feita, às mãos da Fernanda, minha esposa, um filme alemão, com o título pouco pretencioso: A Onda (Die Welle). Como a minha última experiência com o cinema alemão tinha sido uma grata e excelente surpresa ("Os Falsários"), resolvi arriscar.

O filme aborda um caso real, ocorrido na década de 60, na cidade de Palo Alto, na Califórnia, porém, tendo como cenário a Alemanha atual. Um professor secundário, Rainer Wenger, rockeiro e simpatizante da anarquia, tem dificuldade em explicar para seus alunos como o povo aceitou a disseminação do nazi-fascismo, propondo aos alunos uma experiência prática de vivência, em uma semana, de um verdadeiro sistema autocrata.

Para tanto, utilizou-se de técnicas empregadas pelos regimes nazi-fascistas, como a disciplina das massas, o poder da unidade, a hierarquia, a submissão, o uso de slogans, uniformes, saudações e palavras de ordem. A simulação, que deveria limitar-se à sala de aula, invade as ruas da cidade, e vai tornando-se violenta e incontrolável. Rainer então se dá conta da dimensão do problema que ajudou a criar e decide mostrar aos alunos que nada daquilo é real, mas pode ser tarde demais...

 Avaliação:






A partir de agora, os comentários de filmes aqui postados obedecerão rígidos controles de qualidade, auditados pela equipe técnica do blog Misuras Heterogêneas, obedecendo a seguinte classificação:





















Ass: A direção






Renascido das trevas...

2010 não tem sido um ano engraçado...Enchentes, terremoto, ressaca, Nardoni, Rebolation, Ricky Martin, BBB...

Até o CQC, na minha modesta opinião, uma das poucas coisas que prestam na TV brasileira demorou uma eternidade para estrear em 2010...

Sei que minha seleta gama de 5, 6 leitores não perguntou nada, mas, justifico minha longa hibernação em função de meu péssimo humor e minha falta total de inspiração em ocupar estas páginas nos últimos meses...Afinal, como não ganho um mísero tostão com este blog, também posso me dar o luxo de aparecer aqui quando quiser, e, sinceramente, quem sentiu falta???

Mas, prometo a mim mesmo - achou que eu ia prometer para você, incauto leitor? Nananinanão! Voltei das férias, do exílio, saí do armário (ops, melhor não...). O Misturas Heterogêneas está de volta, não muito melhor, com quase nenhuma novidade, mas, com a mesma proposta honesta de sempre: eu escrevo o que quiser e você lê quando não tiver mais nada a fazer. Combinado?

See you later, alligator!